O que é:
Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
Transmissão:
A única forma confirmada de transmissão é através da picada do mosquito. No entanto, se um mosquito que não tem o Zika vírus picar uma pessoa que está com Zika, ele é contaminado e começa a passar a doença para outras pessoas através de sua picada.
Sintomas:
Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da Dengue, desaparecem entre 4 a 7 dias. É importante ir ao médico para confirmar se realmente está com Zika.
Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:
- Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
- Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
- Dor nos músculos do corpo;
- Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;
- Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;
- Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
- Manchas vermelhas na pele, que iniciam na face e que se podem espalhar pelo corpo;
- Cansaço físico.
Além destes sintomas, também pode-se observar, com menos frequência, problemas digestivos, como dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre, aftas e coceira pelo corpo.
Apesar de normalmente o Zika vírus ser mais brando podem surgir complicações como microcefalia nos bebês de mulheres infectadas durante a gravidez e síndrome de Guillain- Barré.
Por isso, se além dos sintomas típicos do Zika, a pessoa apresentar alguma alteração ou agravamento dos sintomas deverá retornar ao médico.
Tratamento:
O tratamento para o Zika vírus é sintomático. Isso quer dizer que não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas
Todo medicamento deve ser prescrito pelo médico/pediatra assistente.
SAMES – BEM ESTAR AO SEU LADO