Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro).
Formas de contágio:
Estes vermes hospedeiros podem penetrar no corpo humano das seguintes formas:
- Contato direto ou indireto com fezes humanas ou de animais contaminadas com por vermes.
- Ingestão de água contaminada.
- Ingestão de alimentos contaminados com vermes ou seus ovos.
Os sintomas mais comuns encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarréia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.
A principal conseqüência da verminose é a desidratação, resultante da diarréia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença.
O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:
- Beber somente água filtrada, fervida ou mineral (de fonte adequada para o consumo humano);
- Lavar e, quando necessários, esterilizar os alimentos antes de consumi-los;
- Lavar muito bem as mãos antes das refeições;
- Lavar muito bem as mãos após usar o banheiro, para evitar contaminar outras pessoas, caso esteja infectado com algum verme;
- Fritar, assar ou cozinhar muito bem as carnes de animais antes de comê-las;
- Não andar descalço em locais sujos ou com possível foco de contaminação como, por exemplo, próximos a esgotos que correm ao ar livre.
SAMES – BEM ESTAR AO SEU LADO