Informativos

Medicina e segurança do trabalho

Medicina do trabalho é uma especialidade médica voltada a promoção e preservação da saúde do trabalhador. Avalia a capacidade laboral, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador é exposto.

Segurança do trabalho é o uso de ciências e tecnologias na busca da proteção do trabalhador no seu posto de trabalho. Objetivando prevenir riscos e acidentes nas atividades laborais. Proporcionando condições de segurança e higiene mantendo sua integridade física e mental.

Com o objetivo de atender as normas do ministério do trabalho, da previdência social e preservando a saúde de todos em sua empresa, a Sames oferece :

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (Norma Regulamentadora 07)

É o programa médico que estabelecerá as regras e atitudes preventivas no que se refere às doenças ocupacionais. Visa, através da determinação dos riscos, a elaboração de critérios de segurança que eliminem a incidência de doenças ocupacionais.

LTCAT – LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇOES AMBIENTAIS DO TRABALHO. (Artigo 58, § 1º da Lei 8.213/91)

Seu objetivo é comprovar a exposição ou não a agentes nocivos, prejudiciais à saúde ou à integridade física dos empregados da empresa, sob o critério da legislação previdenciária.

PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO.

É um documento histórico-laboral individual do empregado. Nele são analisados as atividades desenvolvidas pelos empregados em cada etapa do vinculo empregatício.

PPRA  – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS.(Norma Regulamentadora 09)

É o programa de controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, mapeando todos os ambientes de trabalho para avaliar os riscos químicos, físicos e biológicos que possam causar problemas ao empregado.

PCMAT – PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. (NormaRegulamentadora 18)

É um documento que visa estabelecer medidas de controle, atenuação ou eliminação dos agentes causadores de Riscos de Acidentes e Ambientais, de forma a mantê-los abaixo dos limites de tolerância, objetivando a proteção contra acidentes, à preservação da saúde e a integridade física e mental do coletivo dos trabalhadores, bem como a proteção do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.

CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (NR-05)

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Entre em contato conosco, solicite a visita de um representante.
Tel. 3903 – 9565 / 2576 – 7726 / 9696 – 7169