Informativos

Giardia

O que é ?

A Giardíase é uma doença intestinal causada pela infecção pelo parasita Giardia lamblia que vive em água contaminada. A doença acontece freqüentemente em países em desenvolvimento, mas a Giardíase também ocorre em países onde o saneamento básico é precário. Uma pessoa pode permanecer infectada pela Giárdia até que a infecção seja diagnosticada e tratada. 

Como ocorre o contágio?

Como uma parte do ciclo de vida, os parasitas da Giárdia lamblia evoluem para cistos. Estes cistos contagiosos são encontrados nas fezes de pessoas ou animais infetados. Você pode ser infectado pela Giardia lamblia através de:

  • Água potável contaminada com cistos de Giárdia (normalmente porque a água entrou em contato com o esgoto);
  • Comendo frutas ou legumes crus lavados em água contaminada;
  • Comendo frutas ou legumes crus provenientes de uma horta onde foi usado fertilizante contaminado;
  • Manipular fezes, fraldas ou objetos sujos com fezes de uma pessoa infectada, onde as mãos não foram lavadas adequadamente;
  • Ter contato direto com uma pessoa ou animal infectado, não lavando as mãos adequadamente;

Quais os principais sintomas?

Pacientes que desenvolvem sintomas usualmente têm diarreia de odor fétido, cólicas abdominais e falta de apetite. Podem apresentar também febre,náuseas e vômitos.

Como prevenir?

Higiene pessoal das crianças e funcionários após o uso do banheiro e troca de fraldas, cuidados com saneamento e exame parasitológico de fezes das crianças e funcionários, a cada 6 meses.

SAMES – BEM ESTAR AO SEU LADO

Comentar

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*