Informativos

Conjuntivite

As altas temperaturas e a umidade criam um ambiente propício para a proliferação do vírus, bactérias e fungos que provocam a infecção nos olhos – e apontam o adenovírus como vilão da temporada.

A doença ataca a conjuntiva, membrana mucosa que forra a área externa do globo ocular, e a parte interna das pálpebras, e esta infecção dura de quatro a sete dias.

SINTOMAS:
Entre os sintomas característicos desse tipo de conjuntivite, estão: coceira, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e hemorragia subconjuntival (os olhos ficam avermelhados), além de inchaço e dor nos gânglios que se localizam no pescoço.

TRATAMENTO:
É essencial lavar bem os olhos com água boricada ou soro fisiológico várias vezes ao dia. A infecção por vírus desaparece espontaneamente em sete dias.

Os colírios a base de antibióticos ou outros medicamentos deverão ser somente usados com prescrição médica.

COMO SE PROTEGER:
Evitar aglomerações, não compartilhar toalhas, lençóis, fronhas e lenços com pessoas que estejam com conjuntivite, procurando sempre manter o ambiente arejado.

Como é uma doença contagiosa, crianças com conjuntivite não devem permanece na creche / escola, devendo o tratamento ser orientado pelo pediatra assistente.

O retorno a creche / escola deverá ser feito com atestado médico do pediatra assistente ou oftalmologista.